Sacola plástica amiga da natureza
Uma novidade que chegou ao mercado brasileiro é a sacola oxibiodegradavel, enquanto o plástico convencional pode levar mais de 100 anos para se decompor, a embalagem com o aditivo oxibiodegradável se degrada em curto espaço de tempo, em média 6 meses. O aditivo granulado que é colocado durante o processo de fabricação da embalagem plástica, e torna a mesma biodegradável em um período menor quando comparado ao plástico convencional.
Como funciona o processo de degradação
Este tipo de sacola denomina-se assim pois, em tese, dois processos diferentes de degradação aconteceram: o químico e o biológico. Para ser biodegradável, o plástico precisa ser degradado pelo oxigênio (processo acelerado pela incidência da luz e do calor - raios UV). E para ser considerado biodegradável, é necessário que seja degradado por bactérias, que fazem o trabalho de decomposição.
O que determina a condição de degradação pelo oxigênio de um plástico é a utilização de aditivos chamados de pró-degradantes, tipicamente sais de metal baseados em elementos como cobalto (Co), ferro (Fe), manganês (Mn) ou níquel (Ni). Eles são adicionados a compostos convencionais da sacola oxibiodegradavel, feitos a partir de recursos retirados de subprodutos do refinamento do petróleo (e que também funcionam, nessa etapa inicial, como captadores de CO2), tais como o polietileno (PE), o polipropileno (PP) e o politereftalato de etileno (PET). Desse modo, os aditivos proporcionam propriedades de fragmentação aos plásticos, condição prévia e necessária à biodegradação.
Qualidades da sacola oxibiodegradavel
- São recicláveis;
- Podem entrar em contato com alimentos;
- Resistente;
- Pode ser utilizado por diversas vezes;
- Flexível.
Para a empresa que decide trabalhar com a sacola oxibiodegradavel as vantagens são consideráveis. A primeira delas é a redução de custos com sacolas, pois as recicladas são mais baratas que na versão tradicional. Depois, com a preocupação cada vez maior das pessoas com o tema da sustentabilidade, empresas que têm medidas neste sentido agregam valor o seu nome, fidelizando clientes, conquistando novos consumidores e se tornando referências na área de atuação.
Para a comunicação é uma ótima notícia a ser transmitida por diferentes canais, atingindo o público externo como o interno. Também entre os resultados esperados está motivar mais os colaboradores a adotarem medidas sustentáveis no seu cotidiano e até mesmo os concorrentes.