Características do saco plástico mudas

O saco plástico mudas é um tipo especial de embalagem desenvolvido para acomodar de forma apropriada mudas de plantas diversas, por isso, além de ser mais resistente e grosso, para que não rasgue com facilidade, ele é dotado de furos em toda sua circunferência, de modo a facilitar a respiração da planta e a drenagem da água.

Além disso, o saco plástico mudas pode ser encontrado em diferentes tamanhos, afinal, as plantas não possuem dimensões unas, porém devem estar sempre bem acomodadas e com espaço suficiente para suas raízes e a terra que a envolve. Para além de proteger os pés de planta, a embalagem também facilita seu transplante posterior para um vaso, jardim ou horta.

Como escolher o saco para mudas de plantas

A utilização do saco plástico mudas de boa qualidade é tão importante quanto sua boa escolha, afinal, é preciso aplicar o invólucro adequado para que as plantas possam se desenvolver da maneira correta enquanto aguardam pelo transplante. Algumas dicas para escolher bem são:

  • Sempre dar preferência ao saco plástico mudas mais grosso, pois ao transportar as plantas, estas não podem sofrer quedas, especialmente mudas sensíveis, como de flores ou quando já possuem frutos, por exemplo;
  • A cor do saco plástico mudas não importa, porém muitas pessoas dão preferência aos sacos pretos em virtude da maior retenção de calor. Entretanto é possível encontrar a embalagem nas cores azul, verde, vermelho ou mesmo transparente;
  • O tamanho do saco plástico mudas é muito importante, pois deve haver espaço suficiente não apenas para a planta em si e suas raízes, mas também para a terra que deverá envolve-la em boa quantidade;
  • Por isso, é preciso optar pelo saco plástico mudas com dimensões maiores ao da planta, isto é, até três vezes mais largo do que a circunferência de suas raízes. A rega pode ser realizada normalmente, pois a água será drenada pelo furos presentes na embalagem.

Como fazer o transplante

O transplante do saco plástico mudas para a terra é bem mais fácil do que de vaso para vaso, afinal, basta escolher o local do transplante (jardim, canteiro, vaso) e acomodar a planta ainda dentro da embalagem. Depois de bem acomodada, deve-se colocar um pouco de terra e com ajuda de uma tesoura cortar o plástico. Por fim, basta completar com a terra e cuidar da nova plantinha.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Saco plástico mudas:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Saco plástico mudas: