Saco plástico de polietileno: Tipos e modelos
O saco plástico de polietileno é um dos mais utilizados por suas propriedades físicas e mecânicas, afinal, ele suporta bons índices de peso e não se rompe facilmente. Hoje, as variantes do polietileno mais empregadas para confecção das embalagens são o polietileno de alta densidade (PEAD) e o polietileno de baixa densidade (PEBD).
As composições químicas com polietileno dão origem a diferentes tipos de invólucro, tais como o saco plástico de polietileno, usado em supermercados e lojas, garrafas térmicas, mangueira e frascos para cosméticos, sorvetes, fármacos, tubulações e até instrumentos musicais, como tambores. Não à toa, trata-se de um dos tipos plásticos mais produzidos no mundo.
Polietileno: Especificidades e características
Além da resistência e maleabilidade para ser processado, o polietileno é um composto de baixo custo e, por isso, com ótimo valor de compra, como pode ser observado no preço do saco plástico de polietileno. Outras especificidades desse material são:
- O polietileno de alta e baixa densidade possui características diferentes, por exemplo, enquanto o PEAD é mais resistente a altas temperaturas, o PEBD é menos resistente a ela, porém mais flexível. Porém, há também semelhanças entre eles;
- Tanto o PEAD quanto o PEBD são inertes, ou seja, não reagem com os produtos colocados em seu interior, por isso, o saco plástico de polietileno usado em supermercados, por exemplo, não altera as mercadorias que acomodam;
- Os compostos também são atóxicos e, por isso, não há riscos de contaminação. Entretanto, é preciso estar atento à forma como o saco plástico de polietileno será armazenado e sempre mantê-lo em local limpo e seco para que eles permaneçam em bom estado até o uso;
- Para além do saco plástico de polietileno e os demais produtos citados, o composto PEAD e PEBD pode ser aplicado para confecção de caixotes para cerveja e peixe, produção de embalagens automáticas para gêneros alimentícios, para recobrir tanques e muito mais.
Inovação e tecnologia
A indústria de embalagens está sempre inovando a fim de atender as demandas que partem dos mais variados setores, como clientes finais, e-commerces e empresas. Além disso, a automatização e aperfeiçoamento das técnicas aplicadas para confecção do saco plástico de polietileno e demais produtos termina por barateá-los, beneficiando o consumidor.