Saco de lixo colorido: para que serve
O saco de lixo colorido é uma opção de descarte de lixo sustentável, pois cada cor destes sacos é específica para recepcionar um tipo de material diferente. Isso faz com que o lixo não se misturem entre si, facilitando assim o processo de descarte e de reciclagem de materiais.
O saco de lixo colorido é feito de polietileno de baixa densidade (PEBD), podendo ser virgem ou reciclado. Esse plástico oferece boa resistência e flexibilidade ao saco, além de evitar que resíduos saiam ou que odores exalem no ambiente. Além disso, esse produto pode ser encontrado em diversos tamanhos, como 20, 60, 100 e 200 litros, por exemplo.
Saco de lixo colorido X saco preto
O saco de lixo colorido traz consigo funções que vão além do de manter a higiene e organização do ambiente, sendo uma opção sustentável para o meio ambiente. Graças a estes sacos é possível separar e reciclar os itens. Para isso, é necessário não só ter uma coleta adequada como saber qual é a função de cada saco plástico colorido, sendo eles:
- Saco amarelo: metais;
- Saco verde: vidros;
- Saco vermelho: plástico;
- Saco azul: papéis e papelão;
- Saco laranja: materiais perigosos como baterias e pilhas;
- Saco cinza: materiais diversos que que possam estar contaminados ou misturados, como lixo de cozinha e banheiro.
Apesar do saco de lixo colorido ser extremamente importante, não são todos os locais que dispõem de uma coleta seletiva e descarte adequados. Nesses casos, o mais comum é a utilização do saco de lixo preto convencional, que pode receber qualquer tipo de lixo, com exceção de materiais infecciosos. Entretanto, este saco pode dificultar ou impedir a reciclagem de diversos materiais, já que eles podem se misturar entre si.
Personalizando o saco de lixo colorido
O saco de lixo colorido é uma solução que vem ganhando espaço nas grandes empresas graças a sua vertente sustentável. Entretanto, muitas dessas soluções padronizadas não conseguem atender as necessidades desses locais, sendo assim, é necessário fazer a personalização deste produto. As empresas entram em contato com as fabricantes dos sacos plásticos e informam tamanhos, espessuras do plástico ou mesmo passam alguma imagem ou logo para impressão para que o material possa ser produzido.