Clássico: envelope com remetente e destinatário
O envio de correspondência – desde sempre – exige informações básicas de identificação de quem manda e quem recebe a carta. Durante muito tempo, os dados foram inseridos de forma artesanal, mas agora existe no mercado o envelope com remetente e destinatário.
Esse tipo de envelope já tem impresso os campos onde as informações de nome e endereço devem ser inseridas. Ele também ajuda a acabar com a dúvida sobre em qual lado são inseridos os dados do remetente e do destinatário.
Características do envelope com remetente e destinatário
O mais simples e básico é de papel comum ou pardo, mas esse modelo de envelope com remetente e destinatário é frágil e não protege o conteúdo de maneira significativa.
Tendo em vista a satisfação do cliente que procura segurança no processo de envio e entrega de correspondências e mercadorias, foi criado um modelo de envelope com remetente e destinatário mais resistente: produzido em polietileno de baixa densidade. Por ser de plástico, o modelo mais moderno confere proteção contra umidade, calor, chuva e rasgos.
Outra característica importante desse envelope é o tipo de fechamento. O lacre pode ser
- Inviolável – é a opção mais segura e garante que apenas o destinatário abra o envelope;
- Abre e fecha – adesivo que permite a abertura e o fechamento por várias vezes, sendo reutilizável;
- Zíper – com sistema de trilhos macho e fêmea, também permite a reutilização;
- Botão de pressão – pode ser usado por diversas vezes.
A escolha do tipo de fechamento depende da aplicação do envelope com remetente e destinatário. Para transporte de documentos confidenciais e de produtos de alto valor agregado, é indicado o modelo com lacre inviolável que danifica o plástico quando aberto. Para troca de documentos entre setores da empresa, por exemplo, os modelos com zíper e pressão são as opções que conferem maior tempo de uso sem danos ao envelope. Para envio de roupas o envelope abre e fecha cumpre bem a função.