Embalagem plástica recuperada
O plástico é um material de origem geralmente petroquímica que pode sofrer muitas alterações sem perder sua composição básica. É um produto de engenharia, que alcançou a sua forma por meio de trabalhos de profissionais que foram moldando-o a depender dos requisitos de que se utiliza e das propriedades que oferece para o seu uso. Os plásticos são no fundo materiais artificiais criados a depender de reações que foram tornando-os confiáveis, e que portanto também podem ser remodelados em função do seu uso, até mesmo depois dele.
A recuperação de plásticos é uma operação que pode se dar em embalagens, tonéis e peças diversas. Não é uma operação complicada, na maioria dos casos, mas envolve conhecer os plásticos a fundo, e vislumbrar com correção aquilo que eles podem oferecer quando recuperados. Um tonel ou embalagem de maior porte feito de plástico pode ser reparado de muitas formas. Pode-se considerar que ele está apto a isso, ou não. Pode-se recuperá-lo totalmente ou para casos particulares. Tonéis são embalagens. Embalagens para o consumidor, também são passíveis de recuperação.
Uma embalagem plástica recuperada pode usar calor
- A maioria das embalagens pode ser recuperada;
- Uma embalagem plástica recuperada economiza dinheiro;
- Muitas embalagens recuperadas voltam á condição inicial;
- Embalagens recuperadas podem ser reutilizadas de infinitas formas;
- A recuperação pode ser química ou física;
- Não existem muitos dados concretos sobre recuperação de embalagens.
Se você quiser recuperar uma embalagem, primeiro terá de saber qual o plástico que a compõe. Em seguida, deve se preocupar em saber que tipo de processo foi utilizado para sua fabricação. Embalagem feita por laminação pode ser recuperada, mas pode compensar mais que ela seja reprocessada, em alguns casos. Embalagem criada por extrusão passa pelo mesmo questionamento.
Antes de recuperar uma embalagem, avalie a viabilidade econômica
Uma embalagem cara, com materiais nobres, pode compensar ser recuperada com remendos. Mas quando é plástica ela é de preferência passível de ser tratada com o calor nos pontos de prejuízo. Assim, torna-se mais barato lidar com ela. Mas devem ser trabalhados materiais compatíveis, e entender que muitas vezes o remendo não acaba saindo tão bom quando se imagina. Pode-se também rejeitar a peça, e encaminhá-la para o reprocessamento. Ás vezes é a atitude a tomar. Embalagem plástica recuperada pode requerer tratos mais agressivos.