Embalagem plástica impressa
Já praticamente não existem no mercado embalagens plásticas não impressas. É como se a vantagem da impressão tivesse se tornado tão comum e barata que usar embalagem sem impressão consta como desvantagem, ao invés de como economia. Por outro lado, a impressão, além de ter se tornado tão comum, virou um artigo por vezes especializado, usado de forma específica em ocasiões de valor maior, com técnicas diferenciadas, com embalagens diferenciadas, e até com fechos especiais. Isso faz da embalagem plástica impressa um artigo por um lado comum, e por outro lado a ser pensado como investimento em ocasiões de maior demanda de qualidade.
Impressão não é mais sinônimo de diferenciação
- Impressão plástica de tipo offset é amplamente conhecida;
- Ela é bastante barata;
- Ela pode assumir muitas caras, e realmente valorizar marcas;
- Ela é quase obrigatória para negócios de médio porte;
- Embalagem sem impressão passa a imagem de descrédito.
Todo trabalho de impressão requer algum tipo de pesquisa. Para a impressão ocorrer a contento, a marca precisa ser bem avaliada, assim como as artes, a serem feitas por escritórios profissionais. Se não houver o cuidado necessário, corre-se o risco de comunicar-se com o público errado, mais afetado ou menos elitizado do que o necessário. Por sua vez, uma impressão leva a outras, sempre em função de eventos que promovam diferenciação. Não se pode negar que negócio com embalagem plástica impressa muda consideravelmente de perfil.
A impressão é algo a ser trabalhado por especialistas?
Não necessariamente. A embalagem é algo que diz respeito á imagem do negócio, e esta precisa ser trabalhada com cuidado. Mas a embalagem em si pode ficar mais próxima daquele que encontra mais o consumidor do negócio. Ou seja, daquela pessoa na empresa que sabe melhor as necessidades e o gosto daqueles que efetivamente compram a imagem da empresa.
Embalagem plástica impressa é algo sempre muito próximo do público, e por isso precisa ser acompanhada e evoluir de acordo com as demandas. Se isso não acontecer, a embalagem pode passar uma imagem de um negócio que não existe, ou uma imagem errada. Por isso, é preciso bastante atenção e pesquisa até mesmo de materiais.