Embalagem plástica com zíper
O armazenamento de produtos de consumo exige muitas tecnologias, novas e já conhecidas. Essas tecnologias precisam antes de mais nada ser eficientes e eficazes, algo que somente com a prática pode ser verificado. Por sua vez, as novas tecnologias passam por muitos testes antes de serem adotadas, e algumas delas mesmo assim não possuem desempenho satisfatório. Outras tecnologias, antigas, podem vir a ser boas para determinados mercados ou não. O zíper é uma tecnologia muito antiga, que veio do ramo de vestuário mas que também passou a ser adotada em outros setores. O setor de embalagem plástico é um deles.
A embalagem plástica com zíper é adotada em muitos segmentos. Um deles, por exemplo, é o de fraldas. Mas temos o de alimentos congelados, e muitos outros. Em todos esses segmentos (novos), o zíper aparece em versões adaptadas, com materiais plásticos e com sistemas de fechamento levemente diferenciados, protegidos da corrosão e do efeito do meio ambiente. A embalagem plástica com zíper também ocorre no segmento de camping e em muitos outros que precisam garantir o fechamento de embalagens, com hermetismo e fácil abertura.
Diversas propriedades são fornecidas pelo zíper
- O zíper é confiável;
- Ele é fácil de abrir e fechar;
- Ele pode ser feito de plástico;
- Ele é bastante seguro;
- Ele permite um hermetismo quase completo;
- Ele é inodoro e atóxico;
- Ele serve para muitas finalidades.
O zíper possui características únicas, e por ser fácil de aplicar, é também uma solução muito versátil. Porém, vem sofrendo muito ataque de outros tipos de fecho, e isso faz com que ele hoje seja uma opção por vezes secundária, até ás vezes relegado a produtos de menor expressão ou com maior valor agregado mas menor alcance de mercado. Ou seja, ele se torna em geral solução de nicho de mercado.
Sempre haverá espaço para embalagem plástica com zíper
Embora sob ataque de concorrentes, o zíper é preferido por parte do mercado, e de segmentos específicos, por isso dificilmente sairá do mercado, especialmente do de confeçção e de alimentação. Mas ele evolui também com o tempo, então abrange novos âmbitos e chega até a surpreender, com modelos mais úteis e simples do que o tradicional.