Embalagem plástica coextrusada

Extrusão parece para muitos um palavrão, mas é no fundo algo com que temos alguma experiência sem saber. A extrusão é um método de fabricação de peças e lâminas plásticas, que consiste na passagem de plástico em resina por um perfil que lhe dá seu formato final. Esse formato pode ser de peça com perfil complexo, ou pode, como é mais comum, um filme, ou seja, um laminado que parece uma folha.

A coextrusão no fundo é esse processo feito por dois materiais, em conjunto, para produção de um produto único. Dessa forma fica mais fácil entender o que é uma embalagem plástica coextrusada (ou coextrudada, que é mais comum).

Embalagem plástica costuma ser um filme que é ajustado para virar embalagem. Esse ajuste pode se dar por meio de mistura de lâminas, ajuste por calor, ou simples fabricação como sacola. O plástico coextrudado simplesmente usa os dois plásticos misturados como se fossem um e cria uma embalagem a partir deles. Ou seja, a embalagem plástica coextrusada pode assumir as mesmas caras de uma embalagem plástica extrusada comum. Mas e na prática como isso acontece?

Embalagem plástica coextrusada é mais cara e especial

  • A coextrusão é recomendada quanto é preciso usar propriedades de dois plásticos;
  • Ela pode ser ótima quando é preciso esconder e proteger conteúdos com plásticos especiais;
  • Ela é recomendada em embalagens com fechos de material coextrusado;
  • Ela é interessante em embalagens plásticas especiais e mais caras;
  • Ela significa que você quer maior proteção e segurança, em geral.

O mercado de materiais de escritório usa muitos materiais coextrusados. Esses materiais são feitos para embalar produtos caros, produtos que devem ser sigilosos, e produtos que precisam de proteção antiestática, por exemplo. Embalagem coextrusada para qualquer produto é quase desperdício, e por isso seu uso tem de ser bastante criterioso.

Coextrusão já é tecnologia dominada

Muitas extrusoras, ou seja, o equipamento, permitem coextrusão de resinas variadas. Nesse sentido, coextrusão, apesar de mais rara, e mais cara, não é necessariamente rara nem impossível ou difícil de fazer. Mas deve ser avaliada caso a caso, em função da demanda e do valor esperado para o produto, para o fabricante e para o consumidor.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagem plástica coextrusada:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagem plástica coextrusada: