Embalagem plástica biodegradável

O cuidado com o meio ambiente tem atingido todo o discurso público, a ponto de ser muito importante para definir candidaturas e governos inteiros. Em outros países, ambientalistas viram presidentes, e no Brasil isso não poderia ser diferente. País que recicla pouco e que desperdiça muito, o Brasil precisa ter muito cuidado com o meio ambiente, por muitos motivos. E no caso dos plásticos, a questão da reciclabilidade e biodegradabilidade está na lista das mais importantes com esse tipo de produto. Muitas soluções vêm sendo oferecidas no mercado, e várias delas afetam a cadeia inteira do plástico.

Plásticos biodegradáveis não são propriamente novos. Desde que os plásticos de origem bioquímica foram inventados, pensa-se em sua biodegradabilidade, ou seja, na capacidade de eles se desfazerem no meio ambiente, sem qualquer esforço. Para isso, surgiram muitas matérias-primas especiais, assim como muitos processos dedicados especialmente a esse tipo de produto. Hoje, existem plásticos de origem vegetal que ajudam nesse esforço, e alguns plásticos de origem química também fornecem caminhos nesse sentido. A embalagem plástica biodegradável é um dos produtos finais mais na mira dos ambientalistas.

Em que consiste o plástico biodegradável?

  • Ele é um produto de origem biológica ou química;
  • Ele é especialmente projetado para se decompor no meio ambiente;
  • Ele demora muito menos tempo para desaparecer;
  • Ele pode ou não ser reaproveitado;
  • Ele costuma ser um pouco mais caro que o produto tradicional;
  • Ele pode ser transformado em peças, embalagens, etc.

Soja e outros vegetais são normalmente usados, em parcela ou integralmente, na composição de plásticos biodegradáveis. As embalagens, por sua vez, possuem aditivos que dificultam na degradação, mas que precisam ser usados para facilitar o processamento. Embalagem plástica biodegradável normalmente tem identificação de suas propriedades. Costuma ser acompanhada por organismos ambientais.

Quando usar embalagem plástica biodegradável?

O ambientalismo premia quem usa materiais biodegradáveis. Há nesses casos também ganhos em imagem, assim como em processamento. As empresas devem usar embalagem plástica biodegradável quando isso, além de ser conveniente em imagem, é recomendável. Normalmente produtos de bom valor agregado tendem a se beneficiar desse tipo de embalagem. Públicos mais elitizados também.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Embalagem plástica biodegradável:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Embalagem plástica biodegradável: