Embalagem para refrigerante
Refrigerante é um produto símbolo da contemporaneidade, assim como as vias ƒérreas, a eletricidade, a construção civil moderna, e muitos outros produtos de nosso dia a dia. Ele começou com xarope vendido como fórmula milagrosa, tornou-se um fortificante muito apreciado, e aos poucos foi se tornando o que é, um líquido ácido mas gostoso que faz a gente se sentir muito bem, sem entrar nos seus méritos ou deméritos para a saúde. A gente se sente bem com ele. Para torná-lo uma das marcas mais conhecidas no mundo, o fabricante precisa distribuí-lo, e isso pode ser feito de muitas formas.
A embalagem para refrigerante é marca registrada dele. Cada refrigerante tem a sua, e cada um usa seus métodos de divulgação. Há méritos para cada embalagem, mas ela no fundo deve servir para seu fim, antes de mais nada, e depois ser considerada algo maior, que supera o produto. A embalagem para refrigerante geralmente é plástica, geralmente assume formatos padronizados (pequena, litro, 2 litros, e assim por diante), e deve responder por proteger o produto, por manter suas características de gaseificação, e ser gostosa de pegar. A embalagem é quase em si mesma o produto.
Os requisitos da embalagem para refrigerante são bem conhecidos
- Ela deve manter o gás;
- Ela deve manter o sabor o máximo possível, mesmo aberta;
- Ela deve ser fácil de manusear;
- Ela deve ser bastante atraente;
- Ela deve ser claramente identificável de acordo com o fabricante;
- Ela deve ser reciclável;
- Ela ganha se for biodegradável;
- Ela ganha muito se seu material for facilmente substituível.
Pode parecer estranho uma embalagem valer quanto mais fácil deixar de ter o material que tem. Ocorre que o plástico já provou a sua vantagem, por um lado, mas também comprovou o quanto causa danos ao meio ambiente. Então, se seus materiais forem melhorados, se eles forem reduzidos, se as espessuras forem diminuídas, se a embalagem for até mesmo trocada, pode ser bom para embalagem para refrigerante.
Deve-se saber o que usar, como usar e como descartar
Muitos esforços dos fabricantes de refrigerante e dos fabricantes de suas embalagens atualmente são dispendidos em encontrar meios de saber usar, como usar, e como jogar fora as embalagens, ou como usá-las para criar residências, por exemplo. Note-se que o plástico mais usado para elas é o PET, fácil de processar e muito interessante química e mecanicamente.