Embalagem para massas
Massa é um termo muito genérico. Geralmente ligado a produtos em amido, que viram produtos diversos, as massas existem na vida contemporânea sob a forma principal de macarrão, mas pode assumir diversas outras aparências, orientadas a públicos especiais. Isso também se refere a modos de preparo, que podem variar consideravelmente e que podem atingir públicos muito seletos, sendo que todos os públicos no fundo respondem ás mesmas demandas, por um macarrão ou massa de sabor inesquecível.
As massas nos mercados são geralmente vendidas em sacos plásticos de polipropileno, assim como outras de BOPP, metalizado ou não. São em geral embalagens de alta qualidade, com plástico de muito boas propriedades, que respeita as condições do produto, muito sensível a umidade e também á invasão de organismos do exterior. São embalagens muito resistentes e geralmente fechadas por sistemas herméticos. Mas existem também outros tipos de embalagens, mais orientadas a especialidades.
A embalagem para massas precisa obedecer alguns requisitos
- Ela precisa ser inodora e atóxica;
- Precisa ser resistente a rasgos e amassos;
- Precisa poder ser armazenada por longos períodos de tempo;
- Precisa ser sensível a umidade, afastando-a do produto no seu interior;
- Precisa ser gravável por logotipos e grafismos;
- Pode ser transparente ou não.
A embalagem para massas é um produto que diferencia os concorrentes entre si. Por sua vez, ela também se distingue por sua resistência elevada, que evita desperdícios, e por poder armazenar os produtos, em embalagens abertas, por algum tempo. São embalagens que passam confiança e que expandem a marca para outros mercados e outros públicos. São muito pensadas graficamente, para aproximar a marca determinada da persona específica para o seu produto.
Embalagem para massas tem mudado com o tempo
Quem tem mais idade vem reparando que com o tempo as embalagens para massas vêm mudando e muito. Isso porque os pratos vão se tornando cada vez mais especiais, e porque a concorrência faz com que os produtos em si se tornem mais específicos. Isso também muda as embalagens, que usam materiais mais sensíveis ao toque e com melhores grafismos, orientados para consumos determinados. Isso muda o perfil do mercado e também aquilo de que se necessita na embalagem para massas.