Embalagem para indústria química
Vivemos numa sociedade em que os pilares são determinados pela técnica. Esta, por sua vez, existe em todo lugar, mas não a percebemos. A química é um dos ramos que mais se desenvolveram nos últimos cem anos, em função de conquistas que mudaram toda a nossa vida. Os alimentos não seriam o que são sem ela, nem a construção civil, o ramo automotivo, o ramo aeronáutico, e muitos setores do consumo. A química simplesmente nos domina em termos de controlar nossa vida.
Mas nós não parecemos vê-la ao nosso redor. Ocorre que ela acontece a todo minuto, envolvendo fornecedores de matérias-primas básicas, aditivos, produtos para poder lidar com líquidos quimicamente agressivos, tubulações, e embalagens. Essas embalagens estão o tempo todo ao nosso redor. Elas vão desde pequenas vasilhas para líquidos em pequenas quantidades, tonéis, carros-bomba, assim como pacotes de produtos químicos. O que é um produto químico? De certa forma, qualquer produto que, colocado em contato com outro, reage.
A embalagem para indústria química varia muito?
- Se forem para transportar ácidos, são de um jeito;
- Se forem para transportar bases, também;
- Elas precisam estar de acordo com o conteúdo, para não reagirem;
- As embalagens para químicos têm de ser mecanicamente resistentes;
- As embalagens para químicos precisam ser muito seguras, para evitar vazamentos.
As embalagens mais comuns para produtos químicos líquidos são os tonéis plásticos. Esses tonéis são muito usados em empresas do setor químico e do restante da cadeia, até de rejeitos. Esses plásticos normalmente são PP e PE, mas qualquer plástico quimicamente inerte pode servir. Já para produtos sólidos, são usados pacotes plásticos das mesmas resinas, mas sempre levando em conta o produto a ser carregado. Embalagem para indústria química é indício de complexidade.
A indústria química vai muito longe na cadeia
Vocé pode se perguntar se a indústria farmacêutica é parte da cadeia química, e sim, a resposta é positiva. Tanto é positiva que as empresas do setor são empresas que fazem parte das associações da indústria química. Mas como são as embalagens para esses setores? Normalmente plásticas, envolvendo muitas variações a depender do produto a ser carregado. Por isso, no setor químico a questão das embalagens é bem mais ampla e complexa. Embalagem para indústria química: um universo a desvendar.