Embalagem para congelar alimentos
A variedade de embalagens para alimentos tem muito a ver com o seu uso. Tem desde as embalagens para transporte, para guardar na geladeira, sem congelar, para comer durante o trânsito, para alimentar-se aos poucos, com fecho, e outras. A embalagem para congelar alimentos é outra especialidade que pode assumir muitas caras. Especialmente para alimentos in natura, a embalagem para congelar alimentos precisa ter diversas características, e para atendê-las precisa ser feita de materiais especiais.
O congelamento de alimentos requer que a embalagem seja, em primeiro lugar, hermética, fechada facilmente, e que possa ser posteriormente aberta sem traumas no alimento. A embalagem para congelar alimentos também tem que ser necessariamente atóxica e não se deixar afetar pelos efeitos do congelamento no alimento a ser armazenado. Por isso, os materiais para esse tipo de embalagem precisam ser muito resistentes, especialmente pelo aspecto químico. Outro aspecto é que esse tipo de embalagem não pode apenas embalar, mas também conservar.
O congelamento exige algumas propriedades
- Manter o alimento nas condições originais;
- Manter a embalagem hermeticamente fechada;
- Não afetar o alimento com nenhuma propriedade da embalagem;
- Ser fácil de abrir quando for descongelar o alimento;
- Sem reutilizável em caso de abertura parcial da embalagem.
As embalagens plásticas para congelar alimentos podem ser de polipropileno, polietileno e misturas desses plásticos. Embalagens de BOPP também podem ser usadas para esse fim, mas a metalização não é necessariamente orientada a esse tipo de uso. As embalagens com fecho ziplock são muito interessantes para esse fim, e podem englobar muitos usos. Claro que pode-se também embalar alimentos com plásticos não orientados especialmente para isso, e então congelar.
Alimentos congelados precisam se manter por muito tempo
O congelamento evita a entrada de qualquer organismo na embalagem de alimentos, e também permite manter a ausência de efeitos do calor neles. Por isso, o congelamento pode, ao menos teoricamente, durar muito tempo com eficiência. Por outro lado, congelamento também supõe flexibilidade e versatilidade. Pode-se retirar o alimento em parte, e voltar a congelar o resto. A embalagem tem que poder passar por esse tipo de operação. Ela também deve de preferência ser transparente.